Quando o assunto é segurança e conservação de máquinas, equipamentos e estruturas industriais, comerciais, residenciais como um todo, a manutenção é item imprescindível. Para saber detalhes sobre esses tipos de manutenção e a diferença entre eles, veja abaixo nossa orientação:
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é definida como sendo qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação de máquinas e equipamentos, eliminando as fontes de falhas que possam existir. Dependendo do contexto, a manutenção corretiva pode ocorrer em duas situações distintas: devido a uma avaria inesperada e não planejada que tenha ocorrido, como por exemplo a quebra de um tubo, chuva de granizo, ventanias etc, em segundo caso, devido ao relato de problema identificado através de um programa de monitoramento das condições do equipamento, como por exemplo a intervenção após a detecção da vibração do motor ou vazamento de coletor solar.
Como o próprio conceito sugere, esse tipo de manutenção consiste na correção imediata de problemas que inviabilizam ou prejudicam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, podendo causar sérios prejuízos aos usuários do sistema.
Embora essa manutenção geralmente não seja programada – sendo na maioria das vezes necessário substituir peças e componentes danificados ou desgastados – em determinados casos ela pode ser planejada mediante a realização da manutenção preditiva, que veremos mais adiante.
Quando realizada sem planejamento, com urgência a manutenção corretiva gera altíssimos custos para as indústrias, empresas, comércios, residências etc.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é um conjunto de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de impedir (ou amenizar) falhas quanto ao desempenho de máquinas e equipamentos, sejam eles hidráulicos, automotivos ou industriais.
Contrário à corretiva, essa manutenção sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica com base em um cronograma e/ou índice de funcionamento. Além de gerar menos custos, esse tipo de manutenção faz com que máquinas e equipamentos operem com máximo desempenho.
Por se tratar de uma manutenção programada, os desgastes e danos ocorridos são muito menores, fazendo com que os custos com reposição de peças e componentes não comprometam o orçamento empresarial.
Por outro lado, é importante frisar que a manutenção preventiva ocorre independentemente de danos reais apresentados, fazendo com que em alguns momentos a indústria tenha gastos sem necessidade imediata.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é muito semelhante à preventiva e justamente por isso esses dois tipos são muito confundidos.
A grande diferença entre eles é que a manutenção preditiva é baseada numa inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho.
Isso significa que a manutenção preditiva leva em consideração as condições reais quanto ao funcionamento de máquinas e equipamentos, não sendo realizada necessariamente com base em cronogramas ou índices de funcionamento.
A partir do momento que a prevenção preditiva identifica problemas de desempenho que já estão ocorrendo ou poderão ocorrer em um futuro próximo, é feita a chamada prevenção corretiva planejada.
Como definir o melhor tipo de manutenção?
Para estabelecer a melhor forma de realizar a manutenção do sistema de aquecedor solar é necessário realizar um diagnóstico quanto à estrutura e necessidades de cada empresa. De forma geral, o único tipo de manutenção a ser evitado é a corretiva sem planejamento, ou seja, aquela que ocorre sem o apoio da manutenção preditiva.
Inúmeras empresas que utilizam vários tipos de máquinas e equipamentos em suas unidades industriais optam geralmente pela manutenção preventiva ou preditiva, sendo também possível desenvolver estratégias para a aplicação desses dois tipos de manutenção de forma conjunta, oferecendo as seguintes vantagens:
- Obtenção do máximo desempenho de máquinas e equipamentos;
- Maior confiabilidade quanto ao processo produtivo, evitando interrupções decorrentes de problemas técnicos;
- Adequação dos custos de manutenção, já que é possível programá-los de forma antecipada, evitando comprometer o fluxo de caixa;
- Prolongamento da vida útil das máquinas e equipamentos, diminuindo os custos com depreciação;
- Aumento da produtividade e eficácia nos processos industriais;
- Diminuição dos riscos de acidente do trabalho, envolvendo operadores e demais colaboradores que atuam de forma direta na produção.
Esse diagnóstico com relação ao melhor tipo de manutenção deve ser feito de forma conjunta pelo proprietário da empresa, principais gestores e empresa especializada nesses serviços, oferecendo as melhores alternativas para o contexto do cliente
. Cada cliente possui necessidades diferenciadas, de acordo com o tamanho e complexidade do seu sistema de Aquecedor Solar, por isso a Econoterm coloca à disposição dos clientes os nossos serviços de manutenção que visam atender de forma efetiva, com profissionais qualificados e capacitados, focada em oferecer as melhores soluções para seus clientes!